
A Prefeitura de Atibaia segue com a implementação do novo sistema informatizado de gestão pública, que nesta semana entrou em nova etapa, contemplando agora a Secretaria de Saúde. A iniciativa tem como objetivo modernizar os atendimentos à população, otimizando processos e promovendo mais eficiência no trabalho dos servidores.
A implantação teve início no dia 8 de julho, nos setores de Farmácia e Almoxarifado. Neste final de semana, será a vez da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e na segunda-feira (14), o sistema passará a ser utilizado também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Equipes da Betha Sistemas, empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, acompanham todo o processo de transição, realizando treinamentos com os servidores, tanto presencialmente quanto de forma remota. A ação envolve analistas de Implantação, Gerente de Projetos e desenvolvedores da empresa, além de profissionais da Secretaria de Saúde e do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura.
Sistema integrado e em tempo real
O novo sistema integrará os serviços de saúde do município, reunindo em uma única plataforma dados de atendimentos realizados via e-SUS (Ministério da Saúde) e do sistema Hórus, utilizado para a gestão da Assistência Farmacêutica, além de outros serviços de saúde. Após cada atendimento, um relatório será automaticamente gerado, permitindo o encaminhamento imediato das informações aos setores envolvidos, como Farmácia e Almoxarifado.
A ferramenta também trará ganhos significativos para a gestão, permitindo o acompanhamento em tempo real de gastos, solicitações de exames e consultas, além do controle de estoque de medicamentos e insumos. Essa integração de setores deverá oferecer agilidade e mais organização dos processos e melhoria na gestão da fila de espera.
Desafios e adaptação
Por se tratar de uma mudança estrutural que abrange diversos setores e unidades da rede municipal de saúde, a transição envolve desafios. Para reduzir possíveis impactos, os profissionais estão participando de capacitações e sendo preparados para utilizar a nova plataforma em suas rotinas.
Segundo a Secretaria de Saúde, este é um período de adaptação e, inicialmente, alguns processos podem apresentar instabilidades. No entanto, a expectativa é de que, com o avanço da implantação, os atendimentos ganhem agilidade e qualidade, beneficiando diretamente a população.