
Atibaia foi palco no último sábado, dia 5 de julho, da primeira etapa do Circuito Escolar de Ginástica Rítmica. O evento, organizado pela Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP) com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, aconteceu no Ginásio Elefantão e contou com a participação de estudantes da rede municipal, estadual e particular de todo o Estado de São Paulo.
As alunas do projeto de Ginástica Rítmica de Atibaia fizeram bonito e conquistaram diversas medalhas. Ana Júlia Theodoro foi campeã da prova de mãos livres na categoria adulto nível 1; Gabrielle Mira de Carvalho foi vice-campeã da prova de mãos livres na categoria juvenil nível 1; e Nicolly Lourenço foi a terceira colocada geral da categoria pré-infantil nível 1.
Também na prova de mãos livres, o bloco formado pelas atletas Lorena Andreuccetti de Oliveira e Sofia Corcelli conquistou a medalha de prata na categoria infantil nível 1; o bloco das ginastas Nicolly Lourenço, Maria Eduarda Lupianhes e Sofia Alves também levou a prata na categoria pré-infantil nível 1; e o bloco de Maria Rosa Cajahiba, Cecília Borelli e Maria Luiza Vasconcelos obteve a medalha de bronze na categoria pré-infantil nível 1.
O Circuito Escolar FEDEESP de Ginástica Rítmica teve como objetivo promover a integração entre os atletas escolares, incentivando a prática esportiva e o desenvolvimento de valores essenciais como disciplina, respeito e competitividade saudável.
A ginástica rítmica é uma modalidade que une elementos de dança, ginástica e a manipulação de aparelhos como fita, arco, bola, maças e corda. Reconhecida por sua elegância, coordenação e alta habilidade técnica nas apresentações individuais e em grupo, o esporte está em constante evolução, incorporando novas coreografias, músicas e aparelhos, mantendo-se como uma expressiva forma de arte e atletismo.